Friday, February 10, 2012

O boteco no coração...

Decidi reativar o blog. Vou deixar postado um texto que escrevi antes de eu oficialmente decidir se ia ou não fazer doutorado (início de 2008).

"Um dia vou descrever quem sou eu. Ainda estou me descobrindo, mas sinto que tenho o boteco no coração. O boteco é o melhor lugar pra expressarmos nossas filosofias, de maneira espontânea. No dia seguinte, esquecemos as besteiras que foram ditas e lembramos somente a parte mais marcante.

Amo também a biologia. Pra mim, a biologia e o boteco são muito ligados.
Ambos me trazem conhecimento sobre a vida. E nada melhor que viver pra aprender sobre a vida.

Sinto dentro de mim um coração político também. Por diversas vezes penso como eu definiria um mundo viável, mais justo e blá blá blá. Por diversas vezes tenho vontade de escrever sobre isso. Ainda vou.

Como ser político + estudante (possivelmente eterno) de biologia, tenho vontade de juntar os dois. Acho muito massa a maneira que a biologia me faz perceber o mundo. Ela muda a filosofia de encarar as coisas. E muda a visão do mundo. Tenho vontade de escrever sobre essas mudanças. Uma visão muito legal que a ciência criou em mim é a seguinte:
-Não é o experimento que tem que se adequar a teoria, e sim a teoria que tem que se adequar a realidade.

Esse visão ocorre naturalmente quando eu explico intuitivamente um fato, na minha cabeça a explicação faz todo sentido, impossível ter erro, mas quando eu verifico o fato na natureza, o resultado é completamente diferente.
Tenho vontade de escrever sobre isso, e tenho exemplos claros na minha cabeça.

Aplicando pro lado político, penso muito nas pessoas que assumem o que tá escrito num livro como verdade. Acaba que isso nos limita. Um livro deve servir de inspiração, mas não como verdade absoluta (a matemática me impressiona nesse caso, ela tem verdades absolutas). E não é só a sociedade que está errada, mas também as teorias.

Mas enfim, um dia eu escrevo quem sou eu. Um dia eu descubro. E ficarei impressionado em reler "quem sou eu" a cada momento depois, porque não serei o mesmo.
"
(escrito no primeiro meado de 2008)

Esse texto descreve um pouco vários pontos que tenho curiosidade. Eu poderia modificar e melhorar o que está escrito, mas prefiro deixar do jeito original, com a cabeça que eu tinha há 4 anos. As próximas atualizações serão sobre ideias mais recentes.

Tenho pelo menos uns 15 temas que tenho muita vontade de escrever, mas falta tempo para desenvolver. Vou escrever dentro da flexibilidade.
Se eu conseguisse escrever um texto por mês, já me sentiria super satisfeito, mas com certeza não quero demorar dois anos para voltar a escrever.

Minha vontade é desenvolver algumas ideias que ocorrem em paralelo com a vida de pesquisador. O dia a dia da pesquisa foca em perguntas muito específica e que demora anos para ser concluída. Acho super interessante, mas incompleto. Sinto falta da filosofia, arte e reflexão que vai além da pesquisa (e claro, sinto falta do esportes).
Minha motivação é escrever sobre temas do cotidiano com um ponto de vista diferente do que ouvimos no dia a dia.

No comments: